fbpixel 2030Today - O S de ESG: O que significam as Práticas Sociais?

Notícia

O S de ESG: O que significam as Práticas Sociais?

O S de ESG: O que significam as Práticas Sociais?

Assim como os demais ramos empresariais, o setor industrial está cada vez mais inclinado às práticas ambientais, sociais e de governança, pois o ESG se tornou uma exigência dos investidores e consumidores. No Brasil, o mercado sustentável ainda está nas fases iniciais, então as indústrias que aderem ao ESG ganham grande vantagem competitiva. Nesse artigo, você confere como o Programa 2030 Today valoriza sua empresa através da certificação SGS

O primeiro passo é mapear as ações da sua indústria, realizando um diagnóstico do que já é feito e do que pode evoluir, analisando cada aspecto do ESG. Depois do diagnóstico, o Programa 2030 cria uma Agenda de Sustentabilidade para a empresa, momento em que as novas ações ambientais, sociais e de governança serão implementadas.

A sigla ESG engloba três tipos básicos de práticas que devem ser adotadas pelas empresas que aderem ao movimento e tem como objetivo, práticas mais sustentáveis. 

  • Práticas Ambientais: O objetivo da letra E da sigla (Environmental) é diminuir o impacto ambiental das empresas, fazendo melhor uso dos recursos naturais, diminuindo a emissão de carbono e reduzindo a geração de resíduos, por exemplo. 
  • Práticas Sociais: veja detalhes no próximo parágrafo!
  • Práticas de Governança: A letra G da sigla (Governance) é mais voltada para as relações internas da administração da empresa. Uma boa governança corporativa busca promover uma gestão funcional e justa.

Práticas Sociais, o S de ESG

A prática Social tem o objetivo de gerar visibilidade para temas como saúde, diversidade, respeito, igualdade e experiência dos stakeholders envolvidos, sejam clientes, colaboradores ou fornecedores. 

Contratar mão de obra local é uma das práticas sociais, pois contribui para diminuição das desigualdades. Além disso, a chave é investir em qualidade de vida. Promover um ambiente de trabalho saudável, com Comunicação Não-Violenta (CNV), políticas contra preconceitos e intolerâncias, dentre outras ações que impulsionam o bem-estar e a produtividade.

A Predilecta Alimentos, outro case de sucesso do Programa 2030 Today, aplica o Social investindo na comunidade onde está inserida. Contratação de pessoas com deficiência, orientação e apoio aos produtores rurais da região fornecedores da empresa, educação de qualidade aos funcionários e parceiros comerciais, distribuição de recursos para programas sociais, além de palestras gratuitas sobre saúde para a região. A Predilecta encontrou formas de inserir a sustentabilidade social dentro da rotina de trabalho.

Ou seja, as práticas sociais são aquelas que a empresa/indústria realiza visando o crescimento não só individual, mas o da comunidade na qual está inserida. Isso porque fica muito claro para o mercado neste momento que a sustentabilidade está muito além da questão ambiental (“E” do ESG), próximo de toda uma cadeia de administração (Governança, o “G” do ESG) e o cuidado com todos os envolvidos com a empresa (o “S” do ESG). Sustentabilidade é a visão de longo prazo, que faz antítese a visão desenvolvimentista antiga de lucratividade a todo custo sem o cuidado com a sustentação e perenidade dos negócios, das relações e com o meio ambiente. 

Selos Sustentáveis ESG: O que são? 

 

As práticas Sociais, Ambientais e de Governança, conhecidas pela sigla em inglês ESG, estão sendo muito exigidas pelo mercado. Consumidores cada vez mais conscientes e exigentes passaram a prestar atenção em fatores que vão além dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Práticas sustentáveis agora são um fator de compra decisivo! É justamente para garantir que uma empresa segue uma conduta voltada à essas práticas que foram criados os Selos de certificação ESG!

 

Como funcionam os selos ESG?

Como foi dito, eles são a garantia de que uma organização segue práticas sustentáveis com base nos critérios ESG. Na prática, isso faz com que os selos de sustentabilidade funcionem como uma forma de garantir o desenvolvimento sustentável das empresas e do planeta. Atualmente, muitos negócios vêm adotando este tipo de prática devido aos incentivos mercadológicos. Isso porque, com regulações cada vez mais estritas, empresas que não adotam as práticas de governança e sócio-ambiental não terão a capacidade de se manter a longo prazo. 

As empresas certificadas ESG também têm um melhor desempenho financeiro, afinal, além de atrair mais atenção dos compradores, com uma melhor governança as organizações têm um funcionamento mais eficiente, ao evitar desperdícios e promover oportunidades de crescimento para seus colaboradores e parceiros. Isso tudo ajuda a reduzir os riscos financeiros e aumentar a sustentabilidade, tanto a médio quanto a longo prazo.

Embora o tema sustentabilidade e ESG possam lembrar o grande público apenas do quesito ambiental, que é um dos pontos analisados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), a governança corporativa e os objetivos sociais também são cruciais para que uma organização possa obter a certificação ESG. 

 

Como obter uma certificação de empresa sustentável?

O primeiro passo para a obtenção de um selo ESG é o diagnóstico da empresa. É preciso saber em qual etapa da implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a organização se encontra antes de planejar quais os próximos movimentos. 

Quando já se sabe em qual momento da jornada para a implantação dos ODS está a companhia, é traçado um plano para que seja feito o necessário para garantir o desenvolvimento sustentável com base nos três aspectos que formam a sigla EGS:

Ambiental (enviromental): É preciso garantir que a empresa siga passos para garantir o bom desempenho na gestão de recursos naturais. Também se espera que a companhia tenha o controle sobre suas emissões de carbono, sendo ele completamente zerado, ou chegando próximo a este objetivo.

Social: Uma empresa certificada precisa garantir o desenvolvimento conjunto e ter um bom relacionamento com todos os seus públicos, sejam eles internos (colaboradores) ou externos (clientes, fornecedores e comunidades onde a empresa está inserida).

Governança (governance): As práticas de governança são voltadas à liderança da organização, e garantem que os objetivos anteriores serão, de fato, tomados em todas as esferas. Além disso, empresas certificadas necessitam ter um bom controle de riscos, e garantir os direitos dos acionistas e consumidores.

Quando estes três aspectos forem efetivamente abordados, a empresa estará pronta para receber seu selo ESG. A partir daí, passa a contar com toda a credibilidade de possuir uma certificação, ganhando a confiança do mercado.

 

O mundo mais sustentável pode começar por você e por sua empresa!

Para empresas privadas, a implantação dos ODS representa uma oportunidade única de crescimento e aprimoramento do brand equity da marca e seus produtos ou serviços ! Cada vez mais o mercado se preocupa com a sustentabilidade. Adotar práticas ESG neste momento, além de beneficiar o planeta, significa também sair na frente e garantir uma sustentação financeira a longo prazo para sua empresa! 

Ter uma empresa sustentável vai muito além da preservação ambiental e principalmente da prática conhecida como greenwashing. O desenvolvimento social e as parcerias são parte importante dos ODS, afinal, ao trabalhar juntos, todos se beneficiam, como foi mostrado pela Cachaça Dona Odila e outros clientes do programa 2030 Today.

Caso se interesse pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG, acesse nosso portal de notícias para ter acesso a conteúdos de qualidade sobre estes e muitos outros assuntos!

Últimas Notícias