Notícia
O que minha empresa ganha de verdade aderindo ao ESG?
O mercado das práticas ambientais, sociais e de governança está emergindo, e as empresas apostam no selo ESG para ter competitividade, atrair investidores e financiamento. A teoria das ações sustentáveis está sendo bem difundida no Brasil, mas muitos empreendedores ainda se perguntam: o que minha empresa ganha de verdade aderindo ao ESG? Continue a leitura deste artigo para descobrir as vantagens das práticas de sustentabilidade.
Crescimento sustentável
Uma das definições de sustentabilidade é a “capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema”. Uma empresa sustentável é aquela que se mantém, que é estável mesmo com as adversidades comuns à atividade empresarial, seja trazidas pela concorrência ou pela situação econômica. As práticas ESG auxiliam a empresa a planejar seu crescimento, prevendo crises e calculando riscos, visando a estabilidade.
Ao adotar ações ambientais, como diminuir a emissão de carbono, fazer o descarte adequado dos resíduos e reutilizar recursos naturais, a empresa evita multas por danos ao ambiente, por exemplo.
Nas questões sociais, promover um ambiente de trabalho saudável contribui para aumentar tanto a produtividade quanto a satisfação dos funcionários em estar na empresa. Isso reduz as chances de processos trabalhistas, além de tornar a organização um lugar recomendável para trabalhar.
Já no âmbito da governança corporativa, investir na transparência da administração, bem como na equidade e ética profissional da gestão, previne contra crimes de corrupção administrativa.
Além disso, as práticas ESG compõem muitos itens analisados pelas auditorias e fiscalizações. Quando a empresa já implementa essas ações, não há necessidade de interferência externa no funcionamento da organização.
Captação de clientes e reputação positiva com o público
Com consumidores cada vez mais responsáveis e antenados com a conduta das empresas, seguir a agenda ESG significa atrair mais clientes. Através da certificação, como o Selo de Sustentabilidade SGS, o consumidor tem a comprovação que a empresa realmente assumiu o compromisso, e que não se trata de greenwashing. Além disso, em um cenário de redes sociais e “cancelamentos”, a imagem da empresa perante o público é fator decisivo de sucesso ou de fracasso.
Além disso, em um cenário cada vez mais competitivo, com consumidores mais exigentes, é importante que as empresas se preocupem com o seu brand equity, o valor adicional que o consumidor atribui a um produto/serviço que possa influenciar de forma positiva em como ele pensa, sente e age em relação à marca. Dependendo do brand equity, uma empresa pode ter melhores parcelas de mercado, margem de lucro maior e se manter na mente do público consumidor para períodos futuros.
A Natura, reconhecida do mercado internacional, é um excelente exemplo de como trabalhar o planejamento estratégico para melhoria do brand equity. Líder no segmento de produtos cosméticos, a empresa expandiu através de investimento preciso no seu brand equity e, como resultado, há poucos anos comprou a empresa estadunidense Avon, uma das pioneiras no ramo de cosméticos.
Investimento
É possível afirmar que uma das principais vantagens de aderir ao ESG é atrair investidores. A Bloomberg, empresa de dados sobre o mercado financeiro, estima que a agenda sustentável vai atrair 53 trilhões de dólares em investimentos em 2025. Isso acontece porque os investidores levam em grande consideração os dois tópicos citados acima: estabilidade da empresa a longo prazo e as tendências do mercado consumidor. Especialistas de bolsas de valores, como a Toro Investimentos, garantem que os investidores se sentem mais seguros em aplicar seu capital em organizações que adotam o ESG.
Linhas de crédito ESG e financiamento
Em todo o mundo, os bancos estão destinando linhas de crédito exclusivas às empresas com certificação ESG. Chamadas de linhas de crédito verde, elas possuem taxas de juros menores e prazos mais acessíveis. No Brasil, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são exemplos que já reservam parte de seu capital para esse tipo de financiamento.
Vantagem competitiva
Como o mercado ESG ainda é relativamente novo no Brasil, as organizações com certificado de sustentabilidade contam com grande vantagem competitiva. Por ser um investimento de longo prazo, a vantagem será contínua. Enquanto a concorrência estiver ainda começando a se adequar às práticas sustentáveis, sua empresa já estará com a agenda ESG em pleno funcionamento.
Vale ressaltar que, para fazer um diagnóstico e implantar uma agenda sustentável, as atividades da empresa são analisadas, para buscar formas de alinhá-las à Agenda 2030 da ONU. Isso traz uma visão mais clara ao empreendedor sobre como essas atividades estão acontecendo na empresa. Ao final do processo, além dos inúmeros benefícios que a certificação ESG agrega ao brand equity, ainda são indicados os pontos de melhoria no planejamento estratégico da instituição.
A vantagem comercial é que a empresa será mais competitiva se estiver atenta para diagnosticar, implantar e certificar uma agenda sustentável, visando a prosperidade da própria instituição, de seus colaboradores, fornecedores, comunidade onde atua e toda a sociedade. Tudo isso muito além do ambientalismo, buscando a sustentabilidade de todo o sistema que envolve as atividades corporativas.
Não fique para trás e siga o norte do ESG com o Programa 2030 Today!
A sustentabilidade vai muito além da preservação ambiental! Quer saber como sua empresa pode ter as melhores práticas de sustentabilidade, de governança e voltada ao social?
A 2030 Today realiza o diagnóstico e implementa a Agenda Sustentável da ONU até a Certificação.
A sua empresa está preparada para a revolução sustentável do mercado?
2030 Today: Diagnóstico – Agenda Sustentável – Certificação.
Fale com um de nossos consultores para solicitar atendimento e/ou peça um diagnóstico gratuito para medir o nível de sustentabilidade da sua empresa.