Notícia
Case 2030 Today: o sucesso da Cachaça Dona Odila na implementação do desenvolvimento sustentável
Com uma receita criada em 2007 como uma “brincadeira” com tradições familiares, a Cachaça dona Odília foi fundada oficialmente em 2013. Desde o princípio, a cachaçaria uniu tradição com inovação. Essa característica ficou ainda mais clara em 2021, quando a Dona Odília se tornou a primeira cachaça a receber o selo do programa SGS 2030 TODAY, o que colocou a empresa na vanguarda da busca por um futuro mais sustentável.
Cachaça Dona Odila é a primeira cachaça a receber o certificado do programa SGS 2030 TODAY
Carlos Eduardo, fundador da empresa, afirma que a certificação "gera um valor eterno”. Ele ainda completa: "Estamos posicionando nossa marca no mercado, demonstrando a responsabilidade socioambiental”.
Até o momento, com o auxílio do Programa 2030 TODAY a cachaçaria atingiu 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Objetivos de desenvolvimento sustentável atingidos pela Cachaça Dona Odila.
Para garantir o impacto positivo na sociedade, a empresa firmou parcerias de apoio com cinco instituições filantrópicas, para as quais doa mais de 4 mil litros de leite por ano. Também há um grande foco no incentivo ao desenvolvimento regional. 100% dos colaboradores da cachaçaria são produtores locais. Outra forma de desenvolvimento do território em torno da empresa veio através da educação. Ao longo de 2021, foram beneficiados 17 jovens e adolescentes através do patrocínio a programas sociais voltados aos jovens esportistas.
Outra preocupação da Cachaça Dona Odília é com o meio ambiente! 100% do esgoto e efluentes da empresa são tratados e os barris de madeira utilizados para o envelhecimento das cachaças são de origem garantida e certificada. Além do mais, a empresa é registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que garante que seus próprios produtos também possam ser rastreados até a origem!
O resultado da obtenção do selo do Programa 2030 TODAY pela Cachaça Dona Odília foi muito positivo. Segundo Carlos Eduardo, a certificação “gera um valor para a marca”. Mesmo com o sucesso já garantido, o programa ainda preparou a empresa para ir além. Em busca de um aperfeiçoamento cada vez maior nas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), a Cachaça Dona Odila ainda está trabalhando para implementar mais 5 dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Com a consultoria do Programa 2030 TODAY, a Cachaça Dona Odila continua a implementar novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Com as ações tomadas, a cachaça Dona Odila se coloca na vanguarda do desenvolvimento sustentável e do mercado nacional. Carlos Eduardo entende que “esta nova geração possui uma preocupação com a sustentabilidade, o que a empresa gera de valor para a comunidade em que está inserida”. O empresário ainda afirma que “buscar o selo 2030 TODAY demonstra que estamos nos preocupando com o meio ambiente e com o atendimento do público alvo que estará economicamente ativo daqui a 10, 20 anos. Sempre digo: 'Quem sai na frente, bebe água limpa’. Assim a Cachaça Dona Odila, sai na frente, buscando minimizar custos e se mantém viva no mercado, demonstrando a preocupação com o ambiente e a comunidade”.
Entrevista na Íntegra com Carlos Eduardo Pinelli
Qual a história da sua empresa?
A Cachaça Dona Odila surgiu de uma “brincadeira” de purificar cachaças no ano de 2007, eu bancário morava na cidade de São José do Rio Preto/SP.
Primeiramente fazíamos para consumir nós mesmos, depois começamos a dar para os amigos. E depois despertou o interesse em estudar sobre madeira, purificação e em 2013 na cidade de Jaboticabal/SP abrimos a empresa, entrando com o pedido no MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) do registro da marca e licença comercial e do produto
Iniciamos em Jaboticabal, na incubadora, sendo uma micro empresa e minha esposa Letícia como responsável por toda a área de qualidade e blends da cachaça.
Quais os produtos/serviços que a empresa oferece ao mercado?
Possuímos os produtos da Dona Odila, sendo 25 no total, desde cachaças a granel, cachaças brancas e cachaças envelhecidas especiais. A mais velha cachaça é envelhecida em Carvalho Europeu. Possuímos blends com duas e três madeiras, mas até o final do ano a missão da empresa é chegar a seis madeiras. Possuímos cachaças armazenadas que é a concepção de ficar no barril até 1 ano e envelhecidas que o armazenamento é acima de 1 ano em barril, inferior a 700 litros. Temos um mix de produtos, agregando outras bebidas, como whisky, campari, tequila, mas o carro chef de produção e envelhecimento próprio, principalmente as envelhecidas em carvalho europeu.
Como os seus produtos/serviços se destacam no mercado?
No processo de envelhecimento possuímos engarrafado a cachaça branca até um ano. Já a envelhecida acima de 1 ano. E as cachaças premiums e extra prêmios que são acima de 3 anos.
Temos as misturas blends, hoje possuímos em nosso portfólio as cachaças no carvalho europeu, americano e umburama.
Estamos em desenvolvimento de pesquisa junto com uma pesquisadora de Anápolis, com mais duas madeiras, que é o Mogno Africano e Guanandi e a madeira de amendoim que estamos agregando no nosso portfólio.
O processo de envelhecimento ele condiz de purificar a cachaça logo que ela chega branca. Colocando junto a uma cachaça com alto teor alcoólico e chega a ficar em um barril até 5 anos envelhecida. Sendo toda rastreada, de controle de nota fiscal, lote, análise de lote. Então quando vendemos uma garrafa, sabemos o dia em que ela chegou no armazenamento, qual a nota fiscal, qual laudo de entrada, o tempo que ela passou, o barril, sendo também uma exigência do ministério, mas faz com que a empresa possua controle sob todo o seu processo.
Outra inovação da Dona Odila, aguardando a publicação de uma nova portaria junto ao ministério, onde os envelhecedores e engarrafadores poderão a acondicionarem em madeira, sendo um processo de chipagem da cachaça. A chipagem nos iremos colocar a madeira na cachaça, onde estamos em fase de teste, junto com a madeira da Jaboticabeira na cachaça.
Qual a área de abrangência da empresa e quais os canais e locais de comercialização?
Possuímos uma loja showroom, localizado em Avenida Sylvio Vantini, 640 - Nova Jaboticabal. Jaboticabal/SP, sendo a loja da fábrica.
É encontrada na região em mercados e lojas de departamentos de bebidas. Atendemos pontos de vendas na capital paulista.
Para o Brasil e fora, estamos na plataforma Magalu Americanas e Amazon, assim como no nosso site. Atendemos até o mercado interno como atacado e varejo. Mas estamos em processo de preparação para exportação.
Por que você buscou o Programa 2030 Today e qual o seu objetivo ao final do processo?
Olho sobre duas óticas, estudando o horizonte em podendo dar como exemplo a nova geração. Esta nova geração possui uma preocupação com a sustentabilidade, o que a empresa gera de valor para a comunidade em que está inserida.
Buscar o selo today 2030, demonstra que estamos nos preocupando com o meio ambiente e em atender o publico alvo que estará economicamente ativo daqui a 10, 20 anos. Sempre digo “Quem sai na frente, bebe água limpa”, hoje o selo da certificação está muito acessível e entendo que será uma obrigatoriedade no mercado, teremos assim muitos players buscando. Assim a Cachaça Dona Odila, sai na frente, buscando minimizar custos e para que se mantenha vivo no mercado, demonstrando a preocupação com o ambiente e a comunidade, sendo a sobrevivência das empresas daqui um tempo.
Buscamos a certificação para sermos a primeira cachaça do mundo, irá gerar um valor eterno. Estamos posicionando nossa marca no mercado, demonstrando a responsabilidade socioambiental.
Esperamos uma crescimento e posição positiva da marca no mercado interno, porque somos a terra da Cachaça o Brasil, sendo previsto em lei “Cachaça é agua ardente de cana de açúcar produzida no Brasil”.
Qual a sua avaliação quanto ao processo proposto e orientado pelo Programa 2030 Today na sua empresa?
A estruturação do Selo foi fácil, tendo em vista a assessoria da AgroVerde junto a Cristiane Simone e Juliana Farinelli, que nos auxiliou em todo o processo desde a análise mercadológica e inserção em nossa governança corporativa, a estruturação das ações e quantificação de indicadores (conforme Figura apresentada) até a divulgação final junto aos nossos produtos. A parceria Dona Odila e AgroVerde, nos auxiliou a demonstrar ao mercado a preocupação que possuímos e ações que realizamos sustentáveis, tendo em vista a geração futura.
Como foi a divulgação da Certificação em seus produtos/serviços ao público?
Hoje estamos inserindo em nossos produtos o selo da SGS, confeccionamos o selo com o QR Code, direcionando ao site, que mostra a certificação as ODS que possuímos, nossas metas nos próximos anos. Isso gera um valor ao produto. Constando em nossas mídias.
Em nossas embalagens o cliente pode clicar no QR Code e possui acesso a todas as ações sustentáveis da Dona Odila, gerando um valor para a nossa marca.
Canais digitais de comunicação da Cachaçaria Dona Odila
Site: https://www.donaodila.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/donaodila/
Facebook: https://www.facebook.com/donaodila
Seus contatos:
Nome completo: Carlos Eduardo Pinelli
Telefone: (16)99788-7828
Cargo na empresa: proprietário da Cachaçaria Dona Odila.
A busca pela sustentabilidade pode começar por você e por sua empresa
A sustentabilidade vai muito além da preservação ambiental! Quer saber como sua empresa pode ter as melhores práticas de sustentabilidade, de governança e voltada ao social?
A 2030 Today realiza o diagnóstico e implementa a Agenda Sustentável da ONU até a Certificação.
A Cachaça Dona Odila está preparada para a revolução sustentável do mercado! E sua empresa, está?
2030 Today: Diagnóstico – Agenda Sustentável – Certificação.
Solicite o contato de um consultor da nossa equipe ou faça o diagnóstico gratuito da sua empresa.
Ou se preferir, faça contato pelo WhatsApp no botão localizado no canto direito inferior deste site.