fbpixel 2030Today - Selos sustentáveis ESG: Como funcionam? Como obter?

Notícia

Selos sustentáveis ESG: Como funcionam? Como obter?

Selos sustentáveis ESG: Como funcionam? Como obter?

 As práticas Sociais, Ambientais e de Governança, conhecidas pela sigla em inglês ESG, estão sendo muito exigidas pelo mercado! Consumidores cada vez mais conscientes e exigentes passaram a prestar atenção em fatores que vão além dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Práticas sustentáveis agora são um fator de compra decisivo! É justamente para garantir que uma empresa segue uma conduta voltada à essas práticas que foram criados os Selos de certificação ESG!

Ainda neste artigo:

  • O que são os selos de sustentabilidade?
  • Como funcionam os selos ESG?
  • Como obter uma certificação de empresa sustentável?

 

O que são os selos de sustentabilidade?

Os selos ESG são uma forma de garantia de que uma empresa pratica, de fato, ações voltadas aos princípios de Governança e sócio-ambientais. Essa garantia é um fator decisivo na hora da compra de muitos clientes, além de ser um diferencial importante para muitos investidores!

As cebolas Fugita já contam com selos ESG em todoa sua linha

As cebolas Fugita passaram a contar ainda mais com a confiança dos consumidores após a adoção do selo ESG do programa 2030 Today!

Os selos de sustentabilidade garantem que uma empresa de fato implementa as práticas que afirma seguir. É uma proteção para consumidores, parceiros, fornecedores e investidores da empresa contra o greenwashing, que acontece quando uma companhia afirma ter práticas sustentáveis por motivos comerciais, quando, de fato, não tem.

 

Como funcionam os selos ESG?

Como foi dito, eles são a garantia de que uma organização segue práticas sustentáveis com base nos critérios ESG. Na prática, isso faz com que os selos de sustentabilidade funcionem como uma forma de garantir o desenvolvimento sustentável das empresas e do planeta. Atualmente, muitos negócios vêm adotando este tipo de prática devido aos incentivos mercadológicos. Isso porque, com regulações cada vez mais estritas, empresas que não adotam as práticas de governança e sócio-ambiental não terão a capacidade de se manter a longo prazo. 

As empresas certificadas ESG também têm um melhor desempenho financeiro, afinal, além de atrair mais atenção dos compradores, com uma melhor governança as organizações têm um funcionamento mais eficiente, ao evitar desperdícios e promover oportunidades de crescimento para seus colaboradores e parceiros. Isso tudo ajuda a reduzir os riscos financeiros e aumentar a sustentabilidade, tanto a médio quanto a longo prazo.

Embora o tema sustentabilidade e ESG possam lembrar o grande público apenas do quesito ambiental, que é um dos pontos analisados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), a governança corporativa e os objetivos sociais também são cruciais para que uma organização possa obter a certificação ESG. 

 

Como obter uma certificação de empresa sustentável?

O primeiro passo para a obtenção de um selo ESG é o diagnóstico da empresa. É preciso saber em qual etapa da implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a organização se encontra antes de planejar quais os próximos movimentos. 

Quando já se sabe em qual momento da jornada para a implantação dos ODS está a companhia, é traçado um plano para que seja feito o necessário para garantir o desenvolvimento sustentável com base nos três aspectos que formam a sigla EGS:

Ambiental (enviromental): É preciso garantir que a empresa siga passos para garantir o bom desempenho na gestão de recursos naturais. Também se espera que a companhia tenha o controle sobre suas emissões de carbono, sendo ele completamente zerado, ou chegando próximo a este objetivo.

Social: Uma empresa certificada precisa garantir o desenvolvimento conjunto e ter um bom relacionamento com todos os seus públicos, sejam eles internos (colaboradores) ou externos (clientes, fornecedores e comunidades onde a empresa está inserida).

Governança (governance): As práticas de governança são voltadas à liderança da organização, e garantem que os objetivos anteriores serão, de fato, tomados em todas as esferas. Além disso, empresas certificadas necessitam ter um bom controle de riscos, e garantir os direitos dos acionistas e consumidores.

Quando estes três aspectos forem efetivamente abordados, a empresa estará pronta para receber seu selo ESG. A partir daí, passa a contar com toda a credibilidade de possuir uma certificação, ganhando a confiança do mercado.

Selo de sustentabilidade garantido à empresas certificadas no programa 2030 today

Cobertura da imprensa sobre o tema ESG e seu impacto no mercado

Veja abaixo capas de manchetes veiculadas sobre o tema ESG no mercado. Clique sobre as imagens para acessar os portais de notícia e economia. 

Exame: 62% das grandes empresas dizem sofrer pressão do mercado por práticas ESG  Exame: 62% das grandes empresas dizem sofrer pressão do mercado por práticas ESG  Ser sustentável nunca foi tão lucrativo – mas ainda há entraves. Entenda  Compras híbridas e sustentabilidade devem guiar consumo em 2022  Por que investir em ESG é mais lucrativo?  Gestão voltada ao ESG não se sustenta sem dados, diz CEO da SAP no Brasil  Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/gestao-voltada-ao-esg-nao-se-sustenta-sem-dados-diz-ceo-da-sap-no-brasil/  https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2022/01/4978235-circular-da-susep-formalizara-o-ingresso-do-esg-na-regulacao-de-seguros.html  Para 90% das instituições financeiras, ESG ganhará relevância em 2022  Montadoras encaram ESG como assunto estratégico  

 

A busca pela sustentabilidade pode começar por você e por sua empresa

A sustentabilidade vai muito além da preservação ambiental! Quer saber como sua empresa pode ter as melhores práticas de sustentabilidade, de governança e voltada ao social?

A 2030 Today realiza o diagnóstico e implementa a Agenda Sustentável da ONU até a Certificação.


Sua empresa está preparada para a revolução sustentável do mercado?

2030 Today: Diagnóstico – Agenda Sustentável – Certificação.

Solicite o contato de um consultor da nossa equipe ou faça o diagnóstico gratuito da sua empresa

 

Últimas Notícias