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Comunicação Não-Violenta (CNV): o que é e como aplicar na sua empresa

Comunicação Não-Violenta (CNV): o que é e como aplicar na sua empresa

A Comunicação Não-Violenta (CNV) pode ser uma ferramenta para obter o Selo de Sustentabilidade SGS. Trabalhando o lado Social do ESG, essa prática alcança quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: 3, saúde e bem-estar; 8, trabalho decente e crescimento econômico; 16, paz, justiça e instituições eficazes; e 17, parcerias e meios de implementação. 

Para entender o que é CNV, como ela se relaciona com a Agenda 2030 e como aplicar na sua empresa, continue a leitura abaixo. 

O que é Comunicação Não-Violenta (CNV)

De acordo com o Instituto CNV Brasil, a Comunicação Não-Violenta tem como objetivo “gerar mais compreensão e colaboração nas relações pessoais, profissionais e até com nós mesmos”. Baseada na empatia, a prática promove a consciência do modo com que a conversa acontece, como as palavras são ditas e como são percebidas pelo outro. 

Sistematizado pelo psicólogo Marshall Rosenberg, é um processo interno, de autoconhecimento e autopercepção. Compreendendo a si mesmo, quais são seus sentimentos e necessidades, é mais fácil chegar a um comum acordo com o outro. 

É importante ressaltar que a Comunicação Não-Violenta é uma forma de promover o diálogo efetivo, em que ambas as partes são ouvidas, compreendidas e atendidas. CNV não é uma ferramenta de convencimento; é um meio de gerar conexão e colaboração mútua. 

Existem quatro componentes que formam a CNV: observação, sentimentos, necessidades e pedidos. Não devem ser confundidos com quatro passos, pois não é uma receita de bolo nem fórmula mágica. Os componentes auxiliam a colocar a teoria da CNV em prática, saindo do modo automático de reação e fala.

Observação

Observar os fatos sem julgar. Em uma conversa, é mais provável que a outra pessoa escute se a situação for descrita tal qual aconteceu, sem que os julgamentos sejam verbalizados. Quando tentamos expor um problema e já de início apontamos os defeitos do outro, ou dizemos o que deveria ter sido feito, automaticamente nosso interlocutor reage de forma defensiva e se fecha para a conversa.

Separar a observação do julgamento/avaliação é a chave. Para facilitar a observação, imagine que uma foto verá o mesmo que você está descrevendo. Isso estabelece um ponto comum entre você e a outra pessoa, que irão concordar com o que aconteceu. 

Sentimentos

Expressar os sentimentos é uma forma de aproximar pessoas. Dizer como você se sente diante da situação observada gera empatia do outro. Contudo, geralmente não sabemos nomear o que sentimos, temos um vocabulário limitado de emoções. Por isso a importância do autoconhecimento. 

Além disso, há a tendência de confundir pensamento com sentimento. Dizer “eu me sinto desrespeitado” é diferente de “eu me sinto frustrado”. A primeira situação mostra o que se pensa sobre a ação do outro, enquanto a segunda mostra o que se sente diante da situação

“Na Comunicação Não-Violenta, sentimentos são mensageiros de necessidades atendidas ou não atendidas", como explica o Instituto CNV Brasil. 

Necessidades

Necessidade é aquilo que nos move a realizar uma ação. Para tudo que fazemos, falamos, sentimos, há uma necessidade, um motivo por trás. E existem necessidades que são universais, inerentes a todo e qualquer ser humano. Com essas duas premissas em mente, é mais claro entender porque sentimos o que sentimos. 

Tendo consciência disso, é possível entender que a causa de um sentimento de raiva, por exemplo, é uma necessidade não atendida, e não a ação do outro. O que a outra pessoa fez ou deixou de fazer pode ter estimulado a raiva, mas não foi a causa dela

Pedidos

É importante verbalizar as necessidades. O outro não vai saber o que você precisa até que você o diga. Fazer um pedido pode ser difícil para algumas pessoas, seja por querer mostrar autossuficiência, seja por não querer “incomodar” os demais. Porém, principalmente no ambiente de trabalho, muitas tarefas são feitas em conjunto, dependem de mais de uma pessoa para serem finalizadas.

O pedido é a expressão de como gostaríamos de atender nossa necessidade. Para que não haja falhas na comunicação, é importante pedir com empatia, clareza e objetividade. A Comunicação Não-Violenta se baseia na colaboração mútua, então o pedido não deve ser confundido com uma exigência. 

Expressamos nossa necessidade através do pedido para que o outro entenda o que precisamos, mas não é por isso que seremos atendidos. Um dos pontos chave da CNV é que, ao expressarem suas necessidades, ambas as partes cheguem em comum acordo de como atendê-las, sem prejudicar o outro

Como aplicar Comunicação Não-Violenta na sua empresa

Depois de compreender o que é Comunicação Não-Violenta, aplique-a com seus funcionários durante a rotina de trabalho, e os incentive a fazer o mesmo. O Instituto CNV Brasil indica algumas perguntas que podem ser feitas para colocar a teoria em prática:

  • O que de fato aconteceu? O que foi feito ou dito? 
  • O que eu estou sentindo? 
  • O que é importante para mim? Quais necessidades estão vivas aqui? 
  • Qual o próximo pequeno passo? Eu tenho um pedido para outra pessoa ou para mim?

Assim, os pequenos problemas, que poderiam se transformar em grandes incômodos, são resolvidos de maneira leve. Com a prática da CNV, o ambiente de trabalho fica mais agradável, gerando bem-estar e qualidade de vida para os funcionários. 

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