Notícia
Empresas apostam em selo ESG para ter competitividade, atrair investidores e financiamento
Antigamente, o mercado dizia ao consumidor o que ele deveria comprar. Hoje, o consumidor é quem diz ao mercado o que ele quer e como quer. E o consumidor moderno vai além do produto, exigindo que a marca seja sustentável, tenha igualdade social e condições de trabalho adequadas. Os investidores, atentos às demandas do mercado, também estão concentrando seus recursos em empresas que sigam as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Em um mundo hiper conectado, não há como se esconder atrás do greenwashing. Sabendo disso, as marcas buscam certificados para comprovar suas ações ao público, como o selo ESG. Além de atender aos consumidores, quem adota as práticas ESG mostra responsabilidade e transparência aos investidores (o que atrai mais investimento), e adquire grande vantagem competitiva, especialmente no Brasil, onde poucas empresas possuem esse tipo de certificação.
Eduardo Dumans, sócio da gestora de investimentos Constellation Asset Management, ressaltou em uma entrevista à CNN Brasil a importância do ESG na avaliação de uma marca: “de forma resumida, tem a parte qualitativa, que é estudar os documentos da empresa, conversar com a empresa. Depois é tentar fazer algum tipo de estimativa quantitativa que vai afetar, influenciar o retorno esperado do seu investimento. Isso pode ocorrer de várias formas e, no nosso caso, esse é um critério eliminatório. Se a empresa não for bem nessa dimensão ‘ESG’, a gente não se aprofunda no resto, a gente simplesmente não investe”.
No Programa 2030 Today, as empresas passam por três etapas para obter o Selo de Sustentabilidade SGS. Na primeira, é feito um diagnóstico do que a empresa já realiza, organizando essas ações em Indicadores de Sustentabilidade. Na segunda etapa acontece a implementação, onde é construída a Agenda de Sustentabilidade da empresa.
Após o monitoramento das ações, e obtendo uma avaliação positiva dos níveis, a marca recebe a certificação. O Programa 2030 Today divulga o certificado ao mercado e continua acompanhando a empresa, buscando estratégias e soluções para ampliar os resultados.
Financiamentos e linhas de crédito exclusivas para empresas ESG
Nos últimos anos, têm surgido cada vez mais linhas de crédito destinadas exclusivamente para empresas com certificação ESG, normalmente criadas por bancos públicos, mas também existentes em bancos privados.
Estas linhas priorizam o acesso ao capital por linhas de crédito e financiamentos para empresas mais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É o caso do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, onde mais de 60% dos financiamentos feitos pela instituição em 2021 foram vinculados de alguma forma aos 17 ODSs da ONU, destinando mais de 169 milhões de reais a projetos de energias renováveis.
Outros bancos, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também reservam parte do capital disponível para empresas e instituições que seguem a linha ESG.
Portanto, o ESG está longe de ser algo ligado apenas à sustentabilidade do meio ambiente. É algo que faz parte da realidade do mercado, bancos, empresas e outras instituições, de forma prática e precisa.
Não fique para trás e siga o norte do ESG com o Programa 2030 Today!
A sustentabilidade vai muito além da preservação ambiental! Quer saber como sua empresa pode ter as melhores práticas de sustentabilidade, de governança e voltada ao social?
A 2030 Today realiza o diagnóstico e implementa a Agenda Sustentável da ONU até a Certificação.
A sua empresa está preparada para a revolução sustentável do mercado?
2030 Today: Diagnóstico – Agenda Sustentável – Certificação.
Solicite o contato de um consultor da nossa equipe ou faça o diagnóstico gratuito para medir o nível de sustentabilidade da sua empresa. Ou se preferir, faça contato pelo WhatsApp no botão localizado no canto direito inferior deste site.