fbpixel 2030Today - Dia Mundial da Água: como sua empresa pode economizar água

Notícia

Dia Mundial da Água: como sua empresa pode economizar água

Dia Mundial da Água: como sua empresa pode economizar água

O Brasil enfrenta hoje uma das piores crises hídricas da história. Segundo a rede de pesquisa MapBiomas, entre 1991 e 2020, o país perdeu cerca de 15,7% de sua água de superfície, e muitos reservatórios estão em estado de alerta devido aos baixos níveis da água. Algumas empresas já perceberam que é preciso economizar água para diminuir o impacto da crise, além de reduzir o valor na conta no fim do mês. 

Ao implantar medidas para melhorar a gestão da água, a empresa cumpre com dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: número 6, da água potável e saneamento, e número 12, da produção e consumo sustentáveis. Confira quais práticas podem ser adotadas para reduzir esse gasto.

Mapear o consumo de água

Para saber em quais setores há desperdício de água, é preciso primeiro mapear onde e como o recurso natural é utilizado. Esse monitoramento pode ser feito com o auxílio de medidores hidráulicos e até mesmo através de aplicativos, que acompanham o consumo em tempo real, e indicam quando há vazamentos e outras irregularidades. Com esse controle, é possível avaliar e reduzir os consumos desnecessários. 

Manutenção de máquinas e equipamentos

Checar com regularidade o funcionamento das máquinas previne diversos problemas, um deles o vazamento de água. Apesar da manutenção ter um custo significativo, o retorno financeiro acontece a médio e longo prazo, ao evitar constantes trocas de equipamento e prejuízos com correção de problemas maiores. 

Além disso, é importante a atualização das máquinas para modelos mais modernos, que tendem a ser também mais sustentáveis. Existem máquinas especiais para limpeza de pisos, bancadas, tecidos e outras superfícies, com o aproveitamento de água já instalado na fábrica. Empresas como Kärcher, por exemplo, possuem opções que limpam por diversas horas com a mesma quantidade de água.Trabalhar com equipamentos de qualidade traz segurança, credibilidade e sustentabilidade para o negócio.

Reuso da água

O reaproveitamento de água no ciclo de produção é uma das melhores formas de economia. A água usada nas torneiras e chuveiros, por exemplo, pode ser reutilizada para lavar calçadas e veículos, regar jardins, dentre outras atividades que consumam água não potável. Porém, para isso é preciso que essa água, chamada de “água cinza”, passe por uma estação de tratamento de efluentes, que pode ser instalada na própria empresa. 

Além do reuso, a captação de água da chuva é outra alternativa para fins não-potáveis. A Spinagro, por exemplo, empresa de agricultura auxiliada e certificada pelo Programa 2030 Today, projetou os telhados da área de produção e das estufas para captar o maior volume possível de água pluvial, e utilizou na produção.

Banheiro inteligente

Investir em torneiras e chuveiros com redutores de pressão economiza cerca de 20% em relação aos modelos convencionais, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Já nas torneiras com sensores, a economia é de 40%. Em áreas onde esses modelos não são práticos, como cozinhas, é possível instalar redutores e arejadores de vazão.

Para os vasos sanitários, existem as opções de descarga com duplo acionamento, que libera menos água para resíduos líquidos, e de bacias que armazenam menos água. 

Lavagem a seco

Um dos setores que mais consome água dentro da empresa é a limpeza. Além de economias básicas, como uso de baldes ao invés de mangueiras, vale investir em limpezas e lavagens a seco, com produtos químicos que duram por muitos usos. Na lavagem de carros, por exemplo, o mesmo frasco de solução química pode ser usado para lavar até três veículos. 

Conscientização dos funcionários

Algumas das medidas citadas terão mais eficiência se contarem com a ajuda dos funcionários: o monitoramento, a redução do consumo dentro dos banheiros, e até mesmo o retorno se as medidas implementadas são de fato eficientes. A conscientização acontece através de palestras, workshops, avisos e orientações nos murais internos e, principalmente, na prática dentro da rotina de trabalho.

Sistema integrado auto sustentávelAplicar um sistema integrado auto sustentável é uma maneira eficiente de economizar água na sua empresa.

As soluções para economizar água dentro de uma empresa tendem a ter custos altos, mas o retorno financeiro, a redução do consumo e dos gastos compensam o investimento. Além disso, a empresa se insere nas práticas ESG e dá mais um passo na conquista do Selo de Sustentabilidade

A busca pela sustentabilidade pode começar por você, por sua empresa e também pelos seus clientes

A sustentabilidade vai muito além da preservação ambiental! Quer saber como sua empresa pode ter as melhores práticas de sustentabilidade, de governança e voltada ao social?

A 2030 Today realiza o diagnóstico e implementa a Agenda Sustentável da ONU até a Certificação.

  

A sua empresa está preparada para a revolução sustentável do mercado?

2030 Today: Diagnóstico – Agenda Sustentável – Certificação.

Solicite o contato de um consultor da nossa equipe ou faça o diagnóstico gratuito para medir o nível de sustentabilidade da sua empresa. Ou se preferir, faça contato pelo WhatsApp no botão localizado no canto direito inferior deste site. 

Últimas Notícias