fbpixel 2030Today - Semana do consumidor: consumo responsável e sustentável

Notícia

Semana do consumidor: consumo responsável e sustentável

Semana do consumidor: consumo responsável e sustentável

Consumo responsável, sustentável, solidário, consciente, crítico, ético… São vários termos que definem as novas tendências de parte dos consumidores pelo mundo: um consumo preocupado com os impactos socioambientais do produto e da produção. Tem sido cada vez mais comum a busca por empresas que também se preocupam com essas questões, e que de fato cumprem suas promessas sustentáveis, demonstrando isso ao público através de selos e certificações.

A sustentabilidade sempre esteve em pauta, mas seu debate e efetividade cresceram mais nos últimos anos, principalmente após a definição da Agenda 2030 da ONU. As discussões recentes têm mostrado que o consumo sustentável, preocupado apenas com o lado ecológico da produção, é limitado, não compreende o quadro geral. Desde a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entende-se que o meio ambiente não está separado das dimensões sociais e econômicas, por exemplo.

Com isso em mente, uma parte significativa dos consumidores está mais atenta ao modo de produção das empresas, observando se há trabalho em condições precárias ou exploratórias, a relação da empresa com a comunidade em volta, além da quantidade de resíduos produzidos, onde e como são descartados, se há desperdício de água, dentre outros impactos sociais e ambientais. 

A forma mais segura e confiável de verificar a credibilidade de uma organização é através dos selos de sustentabilidade. Certificações como o Selo ESG mostram ao consumidor que aquele produto passou por uma série de avaliações e processos para ser validado como sustentável. Esses rótulos atestam o real comprometimento da empresa com as práticas Ambientais, Sociais e de Governança

Hoje, investir em reciclagem de resíduos, reaproveitamento de água, economia circular e mão de obra local, por exemplo, são um fator de compra decisivo, além de serem práticas que cuidam do planeta, melhoram a imagem da empresa e atraem mais consumidores. Ao contrário da visão isolada da sustentabilidade como algo restrito a ativistas ambientais, atualmente a busca pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é algo presente para todas as empresas, refletindo em uma perspectiva cada vez mais presente nos mercados locais e também global. 

A busca pela sustentabilidade pode começar por você, por sua empresa e também pelos seus clientes

A sustentabilidade vai muito além da preservação ambiental! Quer saber como sua empresa pode ter as melhores práticas de sustentabilidade, de governança e voltada ao social?

A 2030 Today realiza o diagnóstico e implementa a Agenda Sustentável da ONU até a Certificação.

A sua empresa está preparada para a revolução sustentável do mercado?

2030 Today: Diagnóstico – Agenda Sustentável – Certificação.

Solicite o contato de um consultor da nossa equipe ou faça o diagnóstico gratuito da sua empresa
Ou se preferir, faça contato pelo WhatsApp no botão localizado no canto direito inferior deste site. 

Últimas Notícias