Notícia
O que fazer para tornar minha empresa mais sustentável e usar recursos de forma eficiente?
Que a sustentabilidade é fundamental para colaborar com a preservação do meio ambiente e com a diminuição dos gases do efeito estufa já não é novidade para ninguém, mas você sabe o que a sua empresa ou indústria pode fazer para reutilizar materiais sustentáveis e até mesmo, diminuir a produção de lixo?
O Programa 2030 Today trouxe algumas dicas, confira a seguir.
O que fazer para tornar minha empresa sustentável?
Para que a sua empresa seja considerada sustentável, ela precisa estar de acordo com todas as práticas que envolvem esse conceito, como transporte, descarte correto entre outros. Isso permite a manutenção de um relacionamento de equilíbrio com meio ambiente.
Alguns passos básicos que podem ser tomados como ponto de partida são:
- Realize a coleta de resíduos;
- Reduza o consumo desnecessário de matéria prima e energia;
- Recicle os resíduos produzidos;
- Reutilize recursos sempre que possível.
Sustentabilidade e o ESG
Outra prática que pode auxiliar as empresas a serem mais sustentáveis é realizar um diagnóstico relativo à sustentabilidade da empresa, implementar uma agenda sustentável e, por fim, obter o Selo ESG. Uma das definições de sustentabilidade é a “capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema”. Uma empresa sustentável é aquela que se mantém, que é estável mesmo com as adversidades comuns à atividade empresarial, seja trazidas pela concorrência ou pela situação econômica. As práticas ESG auxiliam a empresa a planejar seu crescimento, prevendo crises e calculando riscos, visando a estabilidade.
Ao adotar ações ambientais, como diminuir a emissão de carbono, fazer o descarte adequado dos resíduos e reutilizar recursos naturais, a empresa evita multas por danos ao ambiente, por exemplo.
Nas questões sociais, promover um ambiente de trabalho saudável contribui para aumentar tanto a produtividade quanto a satisfação dos funcionários em estar na empresa. Isso reduz as chances de processos trabalhistas, além de tornar a organização um lugar recomendável para trabalhar.
Já no âmbito da governança corporativa, investir na transparência da administração, bem como na equidade e ética profissional da gestão, previne contra crimes de corrupção administrativa.
Além disso, as práticas ESG compõem muitos itens analisados pelas auditorias e fiscalizações. Quando a empresa já implementa essas ações, não há necessidade de interferência externa no funcionamento da organização.
O mundo mais sustentável pode começar por você e por sua empresa!
Para empresas privadas, a implantação dos ODS representa uma oportunidade única de crescimento e aprimoramento do brand equity da marca e seus produtos ou serviços ! Cada vez mais o mercado se preocupa com a sustentabilidade. Adotar práticas ESG neste momento, além de beneficiar o planeta, significa também sair na frente e garantir uma sustentação financeira a longo prazo para sua empresa!
Ter uma empresa sustentável vai muito além da preservação ambiental e principalmente da prática conhecida como greenwashing. O desenvolvimento social e as parcerias são parte importante dos ODS, afinal, ao trabalhar juntos, todos se beneficiam, como foi mostrado pela Cachaça Dona Odila e outros clientes do programa 2030 Today.
Caso se interesse pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as práticas ESG, acesse nosso portal de notícias para ter acesso a conteúdos de qualidade sobre estes e muitos outros assuntos!