fbpixel 2030Today - Sustentabilidade ambiental: entenda a real importância do E de ESG.

Notícia

Sustentabilidade ambiental: entenda a real importância do E de ESG.

Sustentabilidade ambiental: entenda a real importância do E de ESG.

Uma das definições de sustentabilidade é a “capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema”. Uma empresa sustentável é aquela que se mantém, que é estável mesmo com as adversidades comuns à atividade empresarial, seja trazidas pela concorrência ou pela situação econômica. As práticas ESG auxiliam a empresa a planejar seu crescimento, prevendo crises e calculando riscos, visando a estabilidade. 

Que o ESG (environmental, social and governance) ou Sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, é um grande aliado no combate a ausência de práticas corporativas voltadas para políticas sociais, a falta de estratégias voltadas à gestão íntegra de recursos e que trabalha por um meio ambiente mais sustentável e saudável você já sabe. Neste artigo, o Programa 2030 Today vai te explicar o que significa o E de ESG, o Environmental ou Sustentabilidade Ambiental. 

Como surgiu o Conceito de ESG? 

A sigla foi utilizada pela primeira vez em 2004, em um relatório criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante um encontro com 20 instituições financeira de nove países em que todas assinaram e concordaram com o documento que determinava diretrizes e ações que deveriam ser adotadas a fim de fossem incluídas nas ações e no planejamento estratégico dos países as questões ambientais, sociais e de governança para o mercado financeiro. O relatório foi chamado de “who cares wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre).

Ao longo dos anos o movimento foi ganhando força e aos poucos, muitos já estavam envolvidos. Em 2015, foi adicionado às diretrizes a Agenda 2030 da ONU e o Acordo de Paris, ambos focados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sustentabilidade Ambiental dentro do ESG.

A letra E diz respeito às atividades que as empresas realizam dentro do seu dia a dia e como elas afetam o de maneira direta o meio ambiente, como por exemplo, de que forma e em quais quantidades ela utiliza a matéria prima na hora da fabricação de seu produto. 

E não somente isso, mas diminuir a emissão de carbono e outros gases poluentes, aumentar a eficiência energética da sua empresa, gerir os resíduos de maneira consciente, diminuir a poluição das águas e ar, entre outros, também fazem parte do E de ESG

Por que ter práticas ESG na sua empresa?

A maioria das pessoas ainda pensa em meio ambiente quando se fala em sustentabilidade. No entanto, há muitos anos as práticas sustentáveis estão além de trabalhar apenas com ações de preservação ambiental, o “E” do ESG. 

As corporações mundiais entenderam que dar atenção à parte social e de governança dão resultados claros e práticos. Um exemplo é o acesso a financiamentos públicos e projetos institucionais que visam apenas empresas com o selo ESG. Grandes bolsas de valores de diversos países, como a B3 no Brasil (antiga Bovespa), já apresentam carteiras de investimento específicas para ativos de empresas com certificação ESG. 

Ou seja, quem investe no ESG, além de ser mais aceito pelo consumidor sustentável, recebe mais recursos para seus empreendimentos. A prática sustentável do ESG já não é somente uma promessa, é a realidade vivenciada por empresas globais. 

 

Busque a sustentabilidade destacando sua empresa com o Programa 2030 Today!

A sustentabilidade vai muito além da preservação ambiental! Quer saber como sua empresa pode ter as melhores práticas de sustentabilidade, de governança e voltada ao social?

A 2030 Today realiza o diagnóstico e implementa a Agenda Sustentável da ONU até a Certificação.

 

 

A sua empresa está preparada para a revolução sustentável do mercado?

2030 Today: Diagnóstico – Agenda Sustentável – Certificação.

Fale com um de nossos consultores para solicitar atendimento e/ou peça um diagnóstico gratuito para medir o nível de sustentabilidade da sua empresa

 

Últimas Notícias